Algumas Perguntas Frequentes Sobre o Zigbee

No artigo anterior, falamos do protocolo Zigbee e mostramos porque esta tecnologia é fundamental para a Internet das Coisas (IoT).

Agora, respondemos algumas perguntas frequentes sobre essa tecnologia.

 

Qual é a especificação do Zigbee IP?

O Zigbee IP é a primeira especificação IPv6 baseada em padrões abertos para redes de sensores sem fio. A Aliança Zigbee fez um investimento significativo para trazer protocolos de rede IPv6 para redes de malha sem fio IEEE 802.15.4. A especificação IP do Zigbee oferece uma arquitetura escalável com redes IPv6 de ponta a ponta com base em protocolos padrão da Internet, como 6LowPAN, IPv6, PANA, RPL, TCP, TLS e UDP para criar uma rede de malha sem fio econômica e eficiente em termos de energia. O Zigbee IP permite que dispositivos de baixa potência participem nativamente com outros dispositivos Ethernet, Wi-Fi e HomePlug habilitados para IPv6 sem a necessidade de gateways intermediários.

 

Quais recursos de Zigbee IP estão disponíveis atualmente?

A especificação Zigbee IP está disponível hoje para download público. Tanto os desenvolvedores de software como os fornecedores de chips criaram implementações da especificação Zigbee IP. Você pode encontrar uma lista completa na Aliança Zigbee – Zigbee Compliant Platforms.

 

O Zigbee IP pode ser usado em outras tecnologias MAC/PHY baseadas em IEEE 802.15.4?

Sim, porque a especificação Zigbee IP é construída com uma arquitetura em camadas e, portanto, é adequada para qualquer camada de link dentro da família 802.15.4. O Zigbee IP incorpora tecnologias como 6LoWPAN e RPL que otimizam o engate e o roteamento para redes de sensores sem fio. Esta mistura de tecnologias resulta em uma solução que é adequada para estender as redes IP às tecnologias MAC/PHY baseadas no IEEE 802.15.4.

 

Qual é a relação entre o Zigbee IP e o Zigbee Smart Energy versão 2.0?

O Zigbee Smart Energy 2.0 é um padrão baseado em IP que oferece recursos de gerenciamento e eficiência de energia. O IP Zigbee foi projetado especificamente para fornecer uma pilha de protocolo IPv6 que pode operar em dispositivos de baixo custo e de baixa potência, e também suporta os requisitos do Zigbee Smart Energy 2.0. Esta combinação permitirá a criação de dispositivos sem fio com longa duração da bateria que serão elegíveis para obter o selo do produto certificado Zigbee.

 

Quais são os atributos técnicos IEEE 802.15.4 em que a especificação Zigbee é baseada?

O Zigbee IP aproveita ao máximo um poderoso padrão de rádio físico IEEE 802.15.4 e operações em bandas sem licença em todo o mundo, incluindo faixas de 2,4 GHz (global), 915 MHz (Américas), 868 MHz (Europa) e 920 MHz (Japão). As taxas brutas de transferência de dados de 250 kbps podem ser alcançadas a 2,4 GHz (16 canais), 40 kbps a 915 MHz (10 canais) e 20 kbps a 868 MHz (1 canal). As distâncias de transmissão variam de 50 a 200 metros, dependendo da potência e das características ambientais.

 

Quais métodos o Zigbee usa para alcançar baixo consumo de energia?

O Zigbee IP permite que os dispositivos alimentados por bateria funcionem por horas ou mesmo dias, reduzindo o uso da bateria. O ciclo de funcionamento dos nós alimentados por bateria dentro de uma rede Zigbee é projetado para ser muito baixo, oferecendo ainda mais eficiência energética e maior autonomia da bateria. Uma vez associada a uma rede, um nó Zigbee pode acordar, se comunicar com outros dispositivos Zigbee e voltar a dormir.

 

Como o Zigbee IP compensa possíveis interferências na banda de 2,4 GHz?

Os produtos Zigbee IP têm acesso a 16 canais separados de 5 MHz na faixa de 2,4 GHz. Vários destes não se sobrepõem com as versões europeias do Wi-Fi. O Zigbee incorpora um mecanismo CSMA-CA definido pelo IEEE 802.15.4 que reduz a probabilidade de interferir com outros usuários, além usar retransmissão automática de dados para garantir a robustez da rede. Como o ciclo de trabalho de um produto Zigbee geralmente é extremamente baixo, são transmitidas poucas unidades de dados por pacotes, reduzindo a probabilidade de transmissão infrutífera. Além disso, o conjunto de protocolos IP do Zigbee contém mecanismos que permitem que uma rede operacional se mova para um canal diferente.

 

Como o Zigbee IP aborda a confiabilidade sem fio?

O IP Zigbee foi projetado para os ambientes hostis de RF que rotineiramente existem em aplicações comerciais convencionais. Ao utilizar Direct Sequence Spread Spectrum com recursos, incluindo evitação de colisões, detecção de energia do receptor, indicação de qualidade de link, avaliação de canais claros, reconhecimento, segurança, slots e frescura de pacotes, as redes Zigbee oferecem aos fabricantes de produtos uma solução altamente confiável.

 

Como as redes IP do Zigbee estão protegidas?

O Zigbee IP oferece recursos de segurança extensivos, incluindo autenticação de rede baseada em PANA/EAP e controle de admissão, re-keying de rede, criptografia de camada 2 baseada em AES-128-CCM e autenticação e criptografia de camada de aplicativo TLS.

 

O Zigbee IP suporta diferentes modos de segurança?

A segurança IP do Zigbee pode ser adaptada para atender uma grande variedade de necessidades do mercado.

 

Quantos dispositivos uma rede IP do Zigbee pode suportar?

As redes IP do Zigbee usam protocolos de Internet escaláveis ​​que não impõem qualquer limitação explícita ao tamanho da rede. Na prática, o tamanho da rede geralmente é limitado pela quantidade de dados transmitidos e a memória disponível nos dispositivos individuais. Para as plataformas e aplicativos baseados em IEEE 802.15.4, uma rede pode suportar dezenas de dispositivos. Os coordenadores do Twork podem operar redes separadas que coexistam na mesma área física e isso pode aumentar ainda mais o número de dispositivos suportados. A Zigbee Home Automation ou outros padrões desenvolvidos da Zigbee Alliance são executados no Zigbee IP. Somente o Zigbee 2030.5 foi planejado para funcionar no Zigbee IP. O Zigbee IP foi projetado especificamente para suportar esse padrão devido aos seus requisitos exclusivos. Nenhum outro padrão Zigbee é capaz de operar em uma rede IP e, portanto, não pode utilizar esta especificação. No entanto, os fabricantes individuais podem estar desenvolvendo seus próprios aplicativos no Zigbee IP.

 

O que os padrões IETF suportam do Zigbee IP?

O Zigbee IP suporta 6LoWPAN para compressão de cabeçalho, IPv6, PANA para autenticação, RPL para roteamento, TLS e EAP-TLS para segurança, TCP e protocolos de transporte UDP. Outras aplicações da Internet, como HTTP e mDNS, podem ser suportadas como aplicativos que operam em relação ao Zigbee IP.

 

Os dispositivos Zigbee IP e os dispositivos Zigbee PRO interoperam?

Os dispositivos IP Zigbee e os dispositivos Zigbee PRO não podem ser instalados na mesma rede. Eles só podem se comunicar através do uso de um gateway especial que está equipado com ambas as especificações.

 

Redes Zigbee IP, Zigbee PRO e Zigbee RF4CE coexistem no mesmo espaço?

Todas as redes Zigbee podem funcionar juntas com sucesso em qualquer ambiente doméstico, comercial ou industrial. Eles também coexistem com outras tecnologias sem fio.

 

As redes IP do Zigbee interoperam com outras tecnologias, como Wi-Fi?

A especificação IP do Zigbee é baseada no protocolo da Internet. O Zigbee 2030.5 foi projetado especificamente para usar o Zigbee IP, permitindo a troca de informações perfeitamente entre dispositivos que utilizam qualquer MAC/PHY habilitado para IP (Wi-Fi, Ethernet, HomePlug etc.).

 

Bibliografia

http://www.zigbee.org

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *